O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (13), que a inconstitucionalidade das regras de distribuição das sobras eleitorais deve ser aplicada retroativamente às eleições de 2022. Com isso, sete deputados federais perderam seus mandatos em todo o país, sendo quatro no Amapá.
A decisão, tomada por 6 votos a 5, altera significativamente a composição da bancada amapaense na Câmara dos Deputados. Perderam seus mandatos os deputados Dr. Pupio (MDB-AP), Professora Goreth (PDT-AP), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP). Em seus lugares, assumem Aline Gurgel (Republicanos-AP), Paulo Lemos (PSOL-AP), André Abdon (PP-AP) e Professora Marcivania (PCdoB-AP).