Governo do Amapá e voluntários ambientais recolhem 8 toneladas de lixo do rio Amazonas
GEA
Uma das grandes preocupações ambientais de uma cidade litorânea é a poluição. Em Macapá, a incidência de lixo no rio Amazonas, que banha toda a orla da capital, é constante. Esta semana, o Governo do Amapá e o Instituto de Preservação e Proteção Ambiental (Inpa) se uniram para um mutirão de limpeza e recolheram 8 toneladas de lixo, na maioria, sacolas plásticas, garrafas de vidro e pet, pneus.
Para a secretária de Estado do Turismo (Setur), Anne Monte, a preservação do local é um dever de todos e a própria comunidade deve ter esse sentimento de pertencimento, para preservar o rio, o trapiche e todo o meio ambiente em que vive.
"A ideia desse projeto é chamar a atenção da população amapaense quanto ao cuidado com o nosso maior patrimônio natural, o rio Amazonas, com o meio ambiente e o lugar onde vivemos. Isso é uma obrigação de cada um de nós e precisamos envolver a sociedade neste compromisso", reforçou a gestora.
O mutirão contou com a participação de aproximadamente 60 voluntários. Segundo o presidente do Inpa, Edson Vilhena, a parceria com o Estado deve se estender para outros espaços públicos turísticos.
"Essa é uma parceria que deu certo, estamos muito felizes em poder participar desse trabalho de cunho social e ambiental e de sensibilização em relação ao cuidado que devemos ter com o nosso meio ambiente", frisou o presidente.