Seguindo o planejamento estratégico do Governo do Amapá no combate à criminalidade, a Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deflagrou no sábado, 12, a segunda fase da Operação Hórus, no município de Santana, a 17 quilômetros da capital.
Mais de 60 policiais militares atuam durante 24 horas por dia nesta etapa da operação, com policiamento ostensivo e preventivo especializado, incursões em áreas de risco, abordagens a suspeitos, barreiras no trânsito para averiguação de veículos, cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de embarcações na área portuária.
As ações em Santana são resultado das tratativas alinhadas pelo governador Clécio Luís junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que garantiu recursos para a extensão da operação a outros municípios do estado. As forças de segurança do Amapá capturaram dois foragidos da Justiça e efetuaram duas prisões em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo e munições. Outros materiais, sem procedência legal comprovada, também foram apreendidos. Um dos foragidos, acusado pelo crime de roubo, foi recapturado depois de um ano, após levantamento da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop/Sejusp), com apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Santana. Durante a operação, ainda no sábado, os agentes de segurança receberam uma denúncia anônima com informações da localização de foragidos armados com revólver, que estavam em deslocamento para Macapá.
Equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA), com apoio de uma equipe do Batalhão de Força Tática da Polícia Militar (PM), conseguiram averiguar a veracidade da informação, que resultou na prisão de duas pessoas em flagrante, por posse de arma de fogo, e de um foragido, na área central da capital. Com eles foram encontrados um revólver calibre 38, munições e uma quantia em dinheiro de mais de R$ 1 mil. Os objetos apreendidos e os suspeitos foram encaminhados ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no bairro Pacoval.
Ainda segundo informações da denúncia anônima, um foragido foi recapturado pelas equipes policiais no bairro Perpétuo Socorro. Ele também foi apresentado no Ciosp do Pacoval.