Governo do Amapá lança campanha contra divulgação de notícias falsas
O Governo do Estado lança nesta terça-feira, 26, uma campanha contra a desinformação com o objetivo de mobilizar a imprensa profissional e alertar os amapaenses sobre conteúdos duvidosos disseminados nas redes sociais, esclarecendo especialmente as notícias falsas sobre a 52ª Expofeira do Amapá, que inicia na sexta-feira, 29, e segue até 8 de outubro no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Uma equipe de jornalistas da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) vai monitorar mensagens suspeitas compartilhadas, sobretudo, em grupos de WhatsApp. O objetivo é combater a desinformação, esclarecendo dúvidas do público que vai curtir a programação da Expofeira.
A proposta é ajudar a população a identificar o que é verdade e o que é mentira, antes de compartilhar conteúdo duvidoso com amigos e parentes. As informações serão publicas no portal e no perfil oficial do Governo do Amapá nas redes sociais.
O trabalho da Secom não se resumirá ao período da Expofeira, e será uma campanha permanente da nova gestão. O papel da imprensa profissional no combate à desinformação também será reforçado com o suporte da secretaria.
"Querenos unir forças nessa corrente pela verdade com todos os veículos de imprensa profissional e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, envolvendo os 16 municípios, para que a desinformação seja combatida de forma sistemática. Uma mentira contada várias vezes pode, inclusive, chegar a extremos como a morte de alguém", destacou a secretária de Comunicação do Amapá, Ilziane Launé.
O Amapá tem sido alvo frequente de notícias mentirosas. A mais recente foi sobre um suposto desabastecimento de combustível no início de agosto, que provocou correria aos postos e confusão em Macapá. No Brasil, a maior fake news já inventada foi a da vacina, que levou milhares de pessoas a não se imunizarem contra a Covid-19.