Encontro na Unifap reúne lideranças para defender bonificação regional e acesso de estudantes do Amapá ao ensino superior
Evento realizado nesta sexta-feira, 27, debateu estratégias para reverter suspensão judicial de bônus na nota do Enem e garantir a presença de alunos locais na universidade.
O evento em Defesa da Bonificação Regional nas Instituições de Ensino Superior ocorreu nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, no auditório da biblioteca do Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A programação, construída em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab-Unifap) e movimentos sociais, contou com a participação do senador Randolfe Rodrigues e outras lideranças locais. O debate teve como tema central as políticas de ações afirmativas para a redução de desigualdades sociais, a promoção da equidade educacional e o desenvolvimento regional.
A iniciativa ganha relevância em um momento crítico para o acesso de estudantes amapaenses à universidade pública. A bonificação regional, que historicamente concedia um acréscimo de 20% a 30% na nota do Enem para candidatos que cursaram todo o ensino médio no Amapá, na mesorregião do Marajó e no município de Almeirim (PA), foi suspensa por uma decisão judicial, impactando diretamente os processos seletivos de 2025 e 2026.
Os efeitos dessa suspensão são imediatos e geram preocupação entre educadores e lideranças. Dados recentes mostram que a turma de Medicina da Unifap para 2026, por exemplo, é composta exclusivamente por estudantes de outros estados. Cursos estratégicos para o desenvolvimento local, como Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, também registraram uma redução drástica na presença de alunos da região. O cenário alerta para o risco de a universidade pública se distanciar da realidade e das necessidades concretas do território onde está inserida.