A maior entrega de viaturas da história do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP), realizada nesta terça-feira, 4, consolida um novo capítulo nas ações de segurança pública, com recursos aplicados em equipamentos, infraestrutura e valorização do efetivo. Para o governador Clécio Luís, os avanços na corporação refletem o compromisso do Estado em resguardar a vida e o patrimônio dos amapaenses.
“O Corpo de Bombeiros tem hoje uma equipe extremamente qualificada, que trabalha integrada com todas as forças de segurança, por isso que dá certo. E, como essa corporação é formada na doutrina da solidariedade, tenho certeza de que essa celebração será retribuída em forma de serviço e dedicação à população de todo o Amapá”, destacou o governador Clécio Luís.
Nos últimos três anos, o CBM-AP registrou o maior reforço de efetivo da sua história, com os maiores chamamentos de concursados e a retomada do Curso de Formação de Oficiais (CFO) após 15 anos. A corporação também passou a contar com o novo prédio do Comando-Geral, equipado com academia e piscina, e a Academia Bombeiro Militar, localizada na Zona Norte de Macapá, voltada à formação técnica e física dos militares.
As 54 novas viaturas e os equipamentos entregues, entre eles drones e kits de combate a incêndios, serão distribuídos em todo o estado, para que a corporação atue tanto em ocorrências de pequeno porte quanto em grandes incêndios, como o registrado em Santana, combatido com êxito com o uso da escada Magirus, equipamento adquirido por meio de investimentos do Governo do Estado e do senador Davi Alcolumbre ainda em 2023.
“Há muito tempo não se via tantos investimentos nas forças de segurança. Recentemente, tivemos um incêndio em Santana e a agilidade do Corpo de Bombeiros foi essencial para reduzir os prejuízos e evitar vítimas. Além do aumento no efetivo, a corporação tem recebido equipamentos que trazem mais segurança e resultados diretos para a população”, destacou a vereadora de Santana, Elma Garcia.