Nos primeiros seis meses de 2025, mais de 80% dos atendimentos em fisioterapia traumatológica do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) foram de pessoas envolvidas em ocorrências no trânsito — na maioria, jovens motociclistas. Somente este ano, 151 pacientes receberam o tratamento, dos quais 123 passaram por reabilitação traumato-ortopédica, essencial na fase pós cirúrgica, para a recuperação dos movimentos.
A comparação com os anos anteriores reforça a tendência de alta: foram 375 atendimentos em 2024, com 316 casos de fisioterapia traumática, número quase três vezes maior que o registrado em 2021, quando foram 121 pacientes.
Para o diretor do Creap, Charles Rodrigues, esse crescimento reflete uma realidade que vai além dos números e atinge diretamente o futuro de uma geração.
“O setor de traumato tem hoje 80% dos pacientes vítimas de trânsito, principalmente jovens que se acidentaram de moto. Isso gera um impacto enorme, porque são pessoas com potencial produtivo, que poderiam estar estudando ou trabalhando. E muitos ficam com sequelas irreversíveis”, explica Rodrigues.
O Creap vem recebendo investimentos do Governo do Amapá tanto na equipe de profissionais do setor, quanto na expansão física da unidade, com mais salas para atendimento. Além disso, o centro vai lançar, ainda no segundo semestre, mais uma edição do projeto “Trânsito sem Violência", que atuará na base da prevenção com palestras, visitas ao centro e ações educativas em escolas, voltadas principalmente ao público adolescente.