O governador do Amapá, Clécio Luís, comandou nesta segunda-feira, 14, mais uma promoção de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A solenidade, no Comando Geral da corporação, em Macapá, também marcou a entrega das medalhas Tumucumaque e do Mérito Tenente José Alves Pessoa, em homenagem a civis e militares, além das premiações aos vencedores da Semana do Bombeiro.
A cerimônia, na qual 52 militares ascenderam na carreira, sendo 24 oficiais e 28 praças, entrou para a história pela promoção inédita e conjunta de 10 tenentes-coronéis ao cargo de coronéis. O processo foi resultado do trabalho da Comissão de Valorização dos Militares, aprovado pelo governador Clécio Luís e sancionado pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
“É uma honra estar aqui participando desta formatura, desejo que vocês cumpram a função que lhes é cabida, a profissão que vocês escolheram, mas que isso, quando vocês se tornaram bombeiros, vocês tomaram posse de um ofício, que é salvar vidas, resgatar pessoas, animais, resguardar patrimônios. Que todos façam deste ofício, que é considerado por todo mundo o mais bem avaliado, o valor de suas vidas. Parabéns a todos os bombeiros do Amapá”, destacou o governador Clécio Luís.
Entre os oficiais promovidos estava a então subtenente Isocleuma Fonseca de Andrade, que ascendeu ao cargo de tenente, em reparação a um erro administrativo causador da promoção tardia. A militar, que integrava um grupo de bombeiros que, pela atuação de salvamento de sobreviventes no naufrágio de uma embarcação em 2012, no Rio Amazonas, foi promovido pelo ato de bravura, era a única que não tinha recebido a elevação de cargo.